Soluções Digitais no Trade Marketing: é hora de investir em tecnologia

By: Netza
In: Destaque - Inovação - Live - Marketing - Tendências
2020

Você comenta com um amigo que quer comprar um tênis novo. Automaticamente, aparecem diversos anúncios nas redes sociais daquela marca e até parece que tem um stalker te perseguindo. Não parece. Tem mesmo. Mas não é enredo de filme de ficção científica, nem série de suspense. As soluções digitais invadiram o trade marketing e vieram para ficar. Agora, ficou muito mais fácil conhecer o consumidor e solucionar os seus problemas. Se você quer saber como cativar seus clientes, vem com a gente! Vamos te contar tudo sobre como inserir a tecnologia na sua estratégia de vendas.

Quantas vezes você procurou por um produto na internet antes de ir numa loja física? Se você fez isso, ao menos, uma vez, você é parte dos 47% que pesquisam na internet o produto antes de comprar. O número chama atenção, não é? Ainda mais em um momento em que não podemos ficar batendo perna por aí, pesquisando de loja em loja e conversando com vendedores.

Soluções digitais, a experiência do consumidor e o trade

O mercado já vem mudando há muito tempo, mas a realidade atual acelerou ainda mais esse processo em todas as áreas. O consumidor está, cada vez mais, interessado pela origem dos produtos que consome, busca informações sobre o que deseja adquirir e exige qualidade no atendimento. Por isso, a estratégia de venda das marcas deve começar muito antes do cliente sair de casa.

Entender o perfil dos clientes é fundamental e as soluções digitais são ferramentas que ajudam as empresas a otimizar a experiência do consumidor. Com as informações certas, as marcas podem direcionar os estímulos nos pontos de venda (PDV), além das formas e períodos em que irão se comunicar.

O Trade Marketing com foco no consumidor

O objetivo de qualquer marca é conquistar o cliente. Ou seja, entender o que ele realmente quer, quais são suas dores e como deseja que elas sejam solucionadas. Nesse quesito, a tecnologia já está totalmente inserida no trade marketing conta com soluções digitais que facilitam a vida de quem compra e de quem vende.

Se, por um lado, quem vende passa a conhecer quem está comprando, por outro, o cliente recebe o melhor tratamento possível. Personalização é a palavra-chave. Com o uso da tecnologia no processo de vendas, as marcas conseguem oferecer mais informações sobre os produtos certos, às pessoas certas, na hora certa, tornando a experiência do consumidor muito mais agradável.

Que soluções digitais o Trade Marketing pode utilizar?

Essa pergunta não tem resposta certa ou errada. Há uma infinidade de recursos tecnológicos que podem ser usados para que a sua marca atinja os clientes de maneira assertiva. A diferença está em identificar corretamente quais são as ferramentas que mais combinam com o seu produto e com o público.

Atualmente, algumas soluções digitais são bem comuns em pontos de venda (PDVs), como promotores digitais, painéis de LED animados, realidade aumentada, realidade virtual, interação com o shopper via QR code, Bluetooth, Wi-fi e até a coleta de dados mais aprofundadas, que utilizam geolocalização via satélite e Inteligência Artificial. Mas, o que fazer com tudo isso? É aqui que moram alguns segredos! Fazer uso desses dados é o grande salto para a sua estratégia de vendas.

O impacto nas vendas

Boas decisões dependem das informações certas. Essa é uma verdade universal. No mundo corporativo, por exemplo, ferramentas de Business Intelligence, fornecem todos os dados necessários para que decisões mais assertivas sejam tomadas.

Hoje em dia, dados podem ser captados de diversas formas e as soluções digitais têm papel fundamental na estratégia de vendas. Dashboards apresentam essas coletas de forma bastante visual, para auxiliar na análise e tomada de decisão. O objetivo é dar visibilidade a informações estratégicas, para que as ações sejam planejadas e monitoradas durante o processo. Dessa forma, as marcas atingem seu público com ações mais assertivas, oferecendo o produto de maneira correta, no local certo e para quem, de fato, quer comprar. As chances de sucesso aumentam significantemente.

Do grande ao pequeno, todos podem contar com a tecnologia

À primeira vista, pode até parecer que apenas grandes empresas ou corporações têm acessos a dados e tecnologias. Pelo contrário, soluções digitais são cada vez mais comuns em pequenos negócios e colaboram com o crescimento de empreendedores todos os dias.

Não importa se a sua empresa oferece um produto ou serviço, ela, certamente, pode se beneficiar da tecnologia para alavancar ainda mais as suas vendas. Seja com ferramentas como o Google, Facebook e Instagram ou com softwares de gestão de estoque e cadastro de cliente, há infinitas possibilidades em que a digitalização otimiza processos e facilita a vida das empresas.

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A Netza é a agência do Novo, você sabe! Aqui a gente não se contenta em parar com o que já está pronto. Todos os dias buscamos novas ferramentas, soluções e desafios. Tudo para que você tenha sucesso!

Hoje, contamos com uma gama de ferramentas com programações personalizáveis, que contam com chatbots, interação com o shopper via wi-fi, bluetooth, geolocalização via satélite, Inteligência Artificial, entre outros.

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