Cases Incríveis: Operação Resgate do Novo Golf, o treinamento de equipe de vendas que conquistou a Volks

By: Netza
AGÊNCIA DE MARKETING CASES INCRÍVEIS DESTAQUE INOVAÇÃO LIVE MARKETING
2020

A Netza é a agência exclusiva de live marketing da Volkswagen. O contrato, renovado em julho, para os próximos três anos, vem de um namoro antigo. E não é de hoje que esse relacionamento rende bons frutos. Um dos capítulos dessa história de amor foi um treinamento da equipe de vendas que deu o que falar.

Chega mais, que a gente vai te contar um dos segredos dessa conquista. Nem flores, nem caixa de bombom, ganhamos o coração da Volkswagen com live marketing, gamification e um programa de incentivo de tirar o fôlego!

Conheça agora a Operação Resgate do Novo Golf, um dos #CasesIncríveisNetza.

Treinamento de equipe de vendas além do briefing

Inicialmente, o briefing da Volks envolvia a produção de um treinamento para as equipes de vendas das concessionárias. A ideia era que elas conhecessem as mudanças no novo Golf, um dos modelos da marca, e suas características. A proposta sugeria apresentar o carro em um vídeo, gravado em estúdio.

Mas, num relacionamento, temos sempre que ir além, surpreender e encantar, não é mesmo? Nós, da Netza, que já não nos contentamos com o básico, resolvemos desafiar o briefing para pensarmos em uma entrega diferente. Nada menos do que autêntico e inédito! Acreditamos que o live marketing é para ser uma experiência memorável e que a comunicação interna, no caso do treinamento de equipes, pode ultrapassar a linguagem tradicional e usar recursos modernos para alcançar seus objetivos.

Interação e Engajamento

O objetivo da Volkswagen era realizar o treinamento da equipe de vendas e colaboradores das concessionárias. Desta maneira, eles poderiam atender o público da melhor maneira possível. Por isso, mais que passar a mensagem da marca, era preciso ter o feedback de quem recebeu o treinamento e ter a certeza de que todos haviam entendido a mensagem.

Para isso, chegamos a um projeto de gamification, em que a interação e o engajamento das equipes eram os focos centrais da ideia! Assim nasceu o game Operação Resgate Novo Golf. De maneira divertida, o jogo manteve os vendedores engajados e testou o conhecimento adquirido a cada etapa. À medida em que as fases passavam, os participantes interagiam com a história, ganhavam condecorações e seguiam para a fase seguinte.

O Game Operação Resgate Novo Golf

A combinação carros e games é sinônimo de sucesso. Pensando nisso, nosso game não poderia ser nada menos do que: eletrizante! Rolou muita diversidade de conteúdo, vídeos interativos e explicativos, além de animações. A temática atual e a linguagem direta foram responsáveis por instigar o interesse dos participantes.

O objetivo dos jogadores era solucionar o sequestro de um personagem e, para isso, precisavam seguir pistas, com todos os segredos tecnológicos do Novo Golf. A aventura era recheada de detalhes ao longo de suas três fases e 15 missões.

Enquanto jogavam, os vendedores conheciam as especificações do carro e, simultaneamente, uma análise one to one permitia a comunicação direcionada para cada participante, conforme sua performance.

Tá gostando? Ainda tem mais!

Vantagens a longo prazo

Como todo registro da condução do game ficava armazenado em um banco de dados. Foi possível acessar o painel de extração de relatório somente no final do jogo, com a pontuação por data e usuário.

Assim, o resultado de toda a interação e score do jogador foi revelado somente no final, mantendo o mistério e o engajamento dos participantes. Além disso, o treinamento ficou à disposição das equipes durante um ano.

Mais que um game, uma websérie cinematográfica

O Golf é um carro que carrega o DNA da Volkswagen, unindo o design moderno e arrojado da marca à qualidade dos motores mundialmente conhecidos.

Por isso, para compor o enredo do game interativo, foi criada uma websérie de ficção, com qualidade cinematográfica, sob direção do renomado produtor de séries para a TV, Dani Tupinambá. O objetivo final era proporcionar a melhor experiência, com o melhor treinamento para as equipes! E já sabem como é com a Netza, né? Missão dada, missão cumprida! O game foi um sucesso!

Resultado incrível

Os números traduzem o sucesso deste Case Incrível Netza. Foram mais de cinco mil acessos e 85% de toda a rede de concessionárias treinadas, um percentual muito além do que é comum em treinamentos do gênero.

Respeito aos prazos e orçamentos

Embora a entrega tenha sido superior ao briefing inicial, a Netza manteve a transparência de todo o processo, ciente de que toda relação com o cliente é baseada em confiança. Por isso, nos nossos cases incríveis, sempre respeitamos os prazos solicitados pelas marcas e o orçamento disponível.

E assim ganhamos o coração da Volks! <3

Conte com a Netza

E você, está pronto para viver um Case Incrível com a gente? Venha conhecer nosso time! Netza, a agência do novo.