Cases Incríveis: Campanha de incentivo Play Nas Vendas Adidas

By: Netza
CASES INCRÍVEIS
2020

A campanha de incentivo é uma estratégia totalmente focada no engajamento dos funcionários, muito utilizada para estimular o trabalho em equipe e, consequentemente, aumentar o desempenho da marca durante o período. Para entender como esse tipo de ação auxiliou a Adidas, acompanhe mais um dos nossos cases incríveis.

A websérie Aromas da Terra é um dos Cases Incríveis Netza e a gente te explica o porquê!

Play Nas Vendas!

A ação de engajamento da Adidas, que trouxe uma parceria entre a Netza e a Yby Martech, ambas aceleradas da Circle Martech, durou quase 9 meses, durante o ano de 2018, e foi voltada para os vendedores, gerentes e franqueados de 112 lojas, sendo 74 lojas da Authentic Feet e 38 lojas Artwalk.

O maior objetivo da campanha de incentivo era aumentar a visibilidade da marca e, por fim, vender produtos Adidas. Para isso, os vendedores das lojas participantes Authentic Feet e Artwalk deveriam oferecer os produtos aos seus clientes, destacando todos os benefícios que eles proporcionam.

Toda a ação beneficiou 784 vendedores, gerentes e franqueados, com mais de 500 prêmios distribuídos ao final da campanha. Ocorreram duas premiações trimestrais e a premiação final, sendo que cada uma trazia benefícios específicos.

A campanha de incentivo voltada para os vendedores foi dividida entre as categorias: Melhor Vendedor por Loja, que teve 112 premiados por trimestre, e Melhores Vendedores Nacionais, o que formou um ranking com os 14 melhores vendedores, entre as lojas da Authentic Feet e da Artwalk por trimestre.

Processos da campanha de incentivo Adidas

O primeiro passo foi criar um portal de interação digital, onde eram centralizadas as informações, incluindo enquetes e pesquisas para que os colaboradores respondessem e realizassem os treinamentos da marca. Além disso, também estavam disponíveis as características dos produtos e dicas de vendas. Cada interação era convertida em pontos no ranking e em prêmios imediatos.

Pelo portal, os participantes da campanha de incentivo Play Nas Vendas também tinham acesso ao regulamento detalhado, ao ranking de vendas por loja e ao ranking nacional atualizados, tanto para vendedores, quanto para gerentes e franqueados, e ao resgate de pontos e prêmios.

Além da plataforma de interação criada exclusivamente para a campanha, a comunicação ocorreu, em grande parte, por e-mail e pelo whatsapp. O foco em comunicação offline e ações centradas nas lojas participantes também foi muito significativo.

Melhor Vendedor por Loja

A campanha de incentivo Play Nas Vendas teve início em abril e foi dividida em três trimestres. A competição foi bem acirrada, afinal, os ganhadores tiveram a satisfação de saber que foram os melhores vendedores de produtos Adidas durante o período de três meses e estes ainda levaram para casa os seguintes prêmios: tênis da marca e cartões presente.

Melhores Vendas Nacionais

Ao final de cada trimestre, também foi criado um ranking nacional, onde foram definidos os 14 melhores vendedores de produtos Adidas por todo o Brasil, sendo 10 premiados das lojas Authentic Feet e 4 premiados das lojas Artwalk por trimestre. Ao final dessa campanha de incentivo, foram entregues mais 42 shows de entretenimento como prêmios culturais para os vencedores.

Outras premiações

Além das premiações trimestrais e da tão aguardada premiação final, também ocorreram outras duas ações: treinamentos no hotsite com sorteios de prêmios e premiações que resultaram das visitas do mystery shopper (cliente oculto) nas lojas de São Paulo.

A premiação final foi uma viagem para Bogotá, na Colômbia, em abril de 2019, onde os ganhadores curtiram o Festival Estéreo Picnic, um dos maiores festivais de música da América Latina, que trouxe grandes nomes internacionais, como as bandas Arctic Monkeys, Twenty One Pilots e Interpol, e o músico Kendrick Lamar.

A escolha foi feita a partir do ranking nacional, portanto, quem pode aproveitar esse super prêmio foram os vendedores e gerentes com maior número de vendas de produtos Adidas durante toda a campanha de incentivo.

Para os ganhadores do Ranking Nacional entre os franqueados, o prêmio foi uma viagem com duas diárias e direito a acompanhante, além de um ingresso para participar do Seminário de Liderança HSM.

Resultados da campanha de incentivo

A campanha de incentivo Play Nas Vendas resultou, primeiramente, em mais de 780 vendedores, gerentes e franqueados da Authentic Feet e da Artwalk mais motivados, afinal, foram distribuídos, ao todo, mais de 500 prêmios durante o período de 9 meses em que a ação foi implantada.

O objetivo de aumentar as vendas da Adidas também foi atingido com sucesso, já que houve um aumento de 48% nas vendas de produtos da marca durante o período, apenas entre as 112 lojas Authentic Feet e Artwalk. Para a marca, os resultados deram força às redes parceiras e melhorou muito o engajamento de suas equipes de vendas.

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