f Gamificação - Netza Martech Agency - Há 20 anos Referência em Live Marketing

Gamificação: o que é e como auxilia nas campanhas de incentivo?

By: Netza
TENDÊNCIAS
2020

A gamificação, ou gamification, é uma técnica que utiliza características de jogos em geral, como videogames, jogos de tabuleiro e até esportes, nas estratégias de marketing. O intuito é desafiar o público e conceder pequenas recompensas pela conclusão dos objetivos, ou seja, a diversão é garantida!

Por trazer uma forma de interação totalmente lúdica e instigante, a gamificação é uma das táticas mais interessantes de aplicar o marketing de experiências, além de ser muito valiosa para garantir que as campanhas de engajamento de equipes sejam bem sucedidas.

Regrinhas básicas da gamificação

Da mesma forma que um videogame precisa contar uma história, capaz de atrair a atenção do usuário e, ao mesmo tempo, permitir que ele seja responsável pelos acontecimentos dentro do jogo, a gamificação também precisa desenvolver uma boa história, mas que permita total interatividade do jogador, ou seja, precisa demandar esforço, trazer consequências e resultados variáveis.

Como todos os jogos, sejam físicos ou eletrônicos, é necessário também que haja um conjunto de regras para a gamificação, que irão determinar se o jogador será ou não bem sucedido durante a jornada. Dessa forma, seguir ou não as regras estará diretamente relacionado ao placar final, podendo resultar até na desclassificação.

Algumas táticas interessantes para incluir na gamificação são: a divisão por níveis, assim, o usuário será cada vez mais desafiado, o que aumenta o interesse; a contagem regressiva, para que seja criado um senso de urgência na resolução do jogo; e conteúdos extras para quem conseguir atingir os melhores níveis no ranking.

Agora, o que não é regra é o formato da estratégia de gamificação, que pode ser implantada em estandes de eventos físicos ou ambientes virtuais, acessados por aplicativos mobile, direcionados para algum site por código QR, experienciados com auxílio da tecnologia VR (Realidade Virtual) ou qualquer outra forma que sua imaginação permitir.

Como a gamificação funciona na prática?

A gamificação funciona tão bem porque as pessoas sentem prazer em atingir objetivos, receber recompensas, evitar perdas de pontos ou punições, além, é claro, de adorarem uma competição saudável. Mas devemos tomar alguns cuidados para que a estratégia não tenha um efeito completamente oposto.

Para começar a trabalhar com essa tendência, o primeiro passo é conhecer a quem ela se destina. Amantes de videogame sabem muito bem qual a importância desse passo, já que nem todos os jogos que são lançados são capazes de agradar a todos os públicos.

Para algumas pessoas, jogos que garantem sua vitória, em cima da derrota de outros, são mais estimulantes. Para outras, basta o jogo conter desafios, aventuras e muita exploração para ser considerado divertido. Na hora de criar a plataforma de gamificação, analisar esses perfis pode ser valioso para estratégias distintas.

Na prática, a gamificação pode ser utilizada pelas empresas com um objetivo educacional ou motivacional, como meio de navegação, como uma forma de encorajar os participantes de um evento a interagirem entre si e, (por que não?) como uma forma de coletar informações sobre os principais hábitos do público de interesse.

Quais os benefícios da gamificação?

Quanto mais envolvente for um conteúdo, menor a chance de ele ser esquecido rapidamente e maior a chance de engajamento. Focar em estratégias capazes de atrair totalmente a atenção da equipe pode facilitar o aprendizado sobre o produto ou serviço oferecido pela marca, ou seja, é um meio de capacitar a equipe de uma forma muito divertida e criativa.

A gamificação provou trazer resultados positivos em todas as situações nas quais foi implantada, seja nas campanhas de incentivo, em eventos ou treinamento. Por seu formato lúdico, foi capaz de atrair pessoas de todas as idades, entre outros dados demográficos. Basicamente, ninguém resiste a um momento de diversão e lazer.

Cases incríveis da Netza

Temos muito orgulho de nossos cases de sucesso em gamificação para campanhas de incentivo. Assim como a campanha "Jogada Perfeita: 1001 motivos para se superar”, feita para incentivar as equipes de vendas e trade da Bombril, em um jogo em que as equipes ganhavam pontos quando as lojas atingiam determinado objetivo.

E também a Operação Resgate do Novo Golf, campanha realizada para a BombrilVolkswagen na época do lançamento do Novo Golf. O jogo tinha o objetivo de treinar as equipes de vendas das concessionárias, portanto, era necessário que o jogador respondesse corretamente às perguntas sobre o carro para avançar.

Quer saber mais? Entre em contato com a Netza e conheça as melhores soluções para implantar gamificação na sua estratégia de engajamento de equipes.