Cases incríveis: live marketing na Festa de São João Caruaru

By: Netza
In: Destaque
2020

Tem gostinho de festa junina e muita estratégia de live marketing: conheça o case Netza “Fashion Truck C&A” e veja diferentes ações de engajamento, branding, ativação e vendas. Teve paçoquinha, maçã do amor e muita moda!

Em junho de 2015, a Netza foi a responsável pelo sucesso de uma ação da C&A durante a Festa de São João Caruaru, cidade conhecida por ser a “Capital do Forró”.

Em dois dias de festa, milhares de pessoas passaram pelo Fashion Truck. Dessa forma, elas participaram de diversas ativações propostas pela marca.

Live Marketing para Estratégia de Vendas

Primeiramente, para se destacar da concorrência e aumentar suas vendas, muitas marcas apostam no live marketing como parte da sua estratégia de vendas. Sendo assim, para alcançar os resultados que desejam, essas empresas contam com o apoio de agências, que têm o importante papel de alinhar as preferências do público com a ação proposta.

Em outras palavras, os eventos de marketing colaboram para que o cliente se encante, se emocione e se sinta estimulado a conhecer e acompanhar a marca. Simultaneamente, contribui para que ele compre os produtos ou adquira os serviços que acaba de conhecer.

Netza Fashion Truck C&A – um case “junino” de live marketing

Frequentemente, para conquistar o público é preciso oferecer ativações atrativas. Afinal, essas experiências conquistam sua atenção e, além disso, criam o desejo de fazer parte daquele momento.

Dessa forma, veja como planejamos e como conquistamos um case de sucesso para a Netza.

Engajamento do público e compartilhamento nas redes

Primeiramente, crie uma atmosfera instagramável! Por exemplo, durante a Festa de São João Caruaru, quem passou pelo Fashion Truck da C&A teve a oportunidade de ganhar uma consultoria de beleza. A ação contou com a renomada hairstylist e maquiadora Rosângela Augusta. Assim, a profissional, que tem na bagagem o SPFW e é conhecida entre as celebridades, liderou a equipe de maquiadores. Ou seja, quem passou por lá ficou ainda mais produzido para curtir a festa.

Além disso, falar de C&A e não falar de moda é impossível. Portanto, a ação reuniu também Fernando Rodrigues e Izabelle Capuzzo, dois famosos personal stylists que prestaram uma consultoria de moda no Fashion Truck. Como resultado, com uma dinâmica adaptável e prática, eles conseguiram atender a toda a demanda da ação, dando dicas para quem passava por lá.

Sendo assim, o resultado não poderia ser outro: quem saía do Fashion Truck precisava mostrar ao mundo sua transformação e as selfies compartilhadas nas redes sociais. Portanto, disseminaram ainda mais a marca e a ação.

  • Foram centenas de fotos compartilhadas de clientes satisfeitos, gerando engajamento para a marca.

Diferentes ativações para todos os públicos

Seja como for, festa junina tem que ter correio elegante. Dessa forma, na festa de São João Caruaru, a brincadeira ganhou uma versão mais moderna, divertida e digital. Em outras palavras, para mandar seus recados, as pessoas tiraram fotos em uma cabine para enviar com sua mensagem.

  • O resultado foi incrível: milhares de fotografias impressas.

Além disso, em eventos de live marketing, a participação do público é imprescindível. Antes de tudo, mais que apresentar a marca, é fundamental conquistar o engajamento das pessoas e isso pode ser realizado de diversas maneiras. Dessa forma, na ação de São João Caruaru, por exemplo, mais de 600 chapéus foram customizados por quem passou pela ativação.

Assim, ações como essas alcançam todos os públicos. Homens e mulheres, de todas as idades, ao passear pela festa com os chapéus, atraíam a atenção das pessoas. Ou seja, criam nelas o desejo de participar das ativações propostas pela C&A no evento.

Brindes que conquistam

Juntamente com outras ações, a maioria das ativações de marca em eventos inclui a distribuição de brindes. No entanto, além de conquistar o consumidor com um mimo, esses gifts têm o papel de lembrar o cliente, mesmo depois de certo tempo, daquela experiência, do mesmo modo com que faz o reforço de marca.

Dessa forma, na hora de pensar em um brinde para sua ativação de live marketing, é preciso levar em conta, o seu objetivo de marca e como o cliente fará uso depois.

  • No caso do C&A, milhares de cartões presente foram “pescados” na tradicional brincadeira junina de pescaria.

Além disso, mais que divertir as pessoas na festa, as prendas tinham o objetivo de incentivar as pessoas a irem até as lojas. Ou seja: a distribuição de brindes está conectada à estratégia de vendas e omnichannel, já que o objetivo da ação era também fazer as pessoas conhecerem e comprarem na nova plataforma virtual da C&A, lançada na época.

Nesse sentido, outra brincadeira que fez a marca circular pela festa foi a Flash Tattoo, em que promotoras circulavam pelo Fashion Truck e aplicavam tatuagens temporárias em quem passava por lá.

Música é fundamental

Além de tudo, uma ativação divertida precisa de música. Portanto, é impensável fazer qualquer evento sem ter em mente que a trilha sonora impacta diretamente no humor das pessoas! Assim, no Fashion Truck da C&A, o Dj Patrick Tor4, produtor musical e um dos principais DJs brasileiros, foi o responsável por comandar as pick-ups.

Comes e bebes

Em contrapartida, depois de tanta festa, brincadeiras e produção de moda, não poderiam faltar as comidas típicas da festa junina. Dessa forma, durante a ativação produzida pela Netza para a C&A, foram distribuídos:

  • Centenas de maçãs do amor
  • Centenas de kits de paçoca e pé-de-moleque
  • Milhares de saquinhos de pipoca

Divulgue sua ação

Seja como for, para que uma ação de live marketing tenha sucesso, as pessoas precisam saber que ela vai acontecer. Portanto, é fundamental investir na divulgação pré-evento. Assim, milhares de convites para o Fashion Truck da C&A foram distribuídos dias antes em locais próximos do evento. Dessa forma, foi possível garantir a presença do público durante todos os dias de ativação.

Conte com a Netza

Em outras palavras, para o sucesso de uma ativação de live marketing, como o Fashion Truck, é necessário planejamento, produção e qualidade na execução do projeto.

A Netza tem mais de 20 anos de experiência e conta com profissionais com expertise no mercado. Buscamos oferecer aos nossos clientes o que há de mais moderno e atrativo para sua marca e seus clientes. Apostamos sempre na relação transparente e de confiança com as marcas. Fale com a gente!