O que é ativação de marca?

By: Netza
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2020

Com tantas marcas consolidadas no mercado, inserir uma nova e seus produtos é sempre um desafio muito grande. Para isso, é necessário focar em estratégias que vão muito além de lançar a marca, mas que a conduzem até o topo. Entre as principais estratégias de marketing voltadas para vendas de produtos, está a ativação de marca.

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Tipos ativação de marca

As estratégias que podem ser incluídas como ativação de marca são inúmeras e algumas são bem fáceis de implantar. Conheça as principais, da mais simples até a mais complexa (e também mais eficaz e duradoura).

Interações com o público

As interações com o público e atendimento ao cliente realizados diretamente no ponto de vendas são fatores essenciais para que a tentativa de venda seja bem-sucedida. Mas, é claro que não para por aí.

Com o mundo cada vez mais digital, investir em redes sociais é o primeiro pré-requisito para que sua marca seja lembrada. Isso ocorre por meio de posts, preferencialmente, interativos e de respostas rápidas às principais dúvidas dos consumidores.

Atualmente, essa interação não demanda um profissional disponível 24 horas, já que a tecnologia permite que tal contato seja feito via chatbots, ou até mesmo via, automação de e-mail marketing, pesquisas de satisfação online ou interações que utilizam as ferramentas dos stories do Instagram.

Ações promocionais

Dentre as ações promocionais possíveis, estão a distribuição de amostras grátis do produto, a participação em feiras, pontos de venda e eventos. Ambas auxiliam no Marketing sensorial e na distribuição de colecionáveis relacionados à marca ou à experiência proporcionada por ela.

Quer um exemplo de como isso dá certo? Provavelmente, um grande número de pessoas lembra das ações promocionais realizadas pela Coca-Cola, como a coleção de tampinhas, as garrafas com nomes próprios estampados, ou os mini craques, referência de ação promocional de sucesso nos anos 90.

Experiências

O marketing de experiência está aí para criar um vínculo duradouro entre a marca e o consumidor. São estratégias lembradas por muitos anos, e trazem a impressão de que a marca não tem a intenção única de vender, mas de proporcionar bons momentos e lembranças ao consumidor.

Essa forma de ativação de marca pode ser realizada presencialmente ou de forma digital, o importante é investir em estratégias que criam relação entre o produto e o momento. Esse é o caso dos pontos instragamáveis, por exemplo, da unidade Méqui 1000 do McDonald’s, localizada na Avenida Paulista, em São Paulo.

Eventos e feiras

Essa estratégia é uma das mais antigas e permanece como uma das principais formas de ativação de marca. Os eventos e feiras são capazes de unir todas as estratégias anteriores e também aproximar o consumidor, informá-lo e fazê-los vivenciar os valores da marca e informá-los dos os próximos lançamentos, além de garantir experiências inesquecíveis.

Os eventos e feiras começaram apenas como estratégias presenciais, porém estão ganhando cada vez mais força no meio digital, sendo possível sua realização de forma presencial, virtual ou híbrida, a depender da necessidade da marca no momento.

Benefícios da ativação

Agora que você conhece as principais formas de ativação de marca, ainda pode ser perguntar “quais as vantagens de investir?”. A resposta é bem simples: relevância!.

Ainda hoje, muitas marcas acreditam que colocar bons produtos no mercado vai resolver todos os problemas. Porém, esse é o passo inicial, e não a linha de chegada. Para converter em vendas, é necessário conhecer os seus potenciais clientes e direcionar os produtos às suas necessidades.

Ativação de marca, então, é a chave para ser reconhecido e, o mais importante, lembrado. As maiores marcas que conhecemos hoje só chegaram nesse patamar porque investiram em estratégias que não focaram apenas no momento da venda, mas cativaram e fidelizaram clientes para a vida inteira.

Não basta, então, vender. É preciso fazer com que sua marca seja uma das primeiras que venham à mente do consumidor quando ele pensa no seu nicho.

Caminhos para a ativação de marca

Como foi dito anteriormente, o passo inicial é conhecer o consumidor e todas as suas necessidades. Para isso, são criadas personas, uma personificação do consumidor ideal: qual sua idade, seus gostos, sua profissão, seus hobbies?. A partir delas, fica muito mais fácil identificar os melhores caminhos para ativação de marca.

Após a implantação, considerando as estratégias de marketing e as tecnologias necessárias, é importante também analisar os resultados, a fim de definir o sucesso da ação inicial e as melhorias que devem ser aplicadas às próximas.

Para entender exatamente como a ativação de marca funciona e ter os melhores profissionais cuidando de suas estratégias, entre em contato com a Netza.